Tradução
Seguidores
Visualizações de página
Pesquisar
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Yamaha
Com este ideal em mente ele começou, em novembro de 1953, a
desenvolver um novo produto que poderia utilizar o equipamento de fabricação de
hélices. Dez meses depois, o protótipo do primeiro modelo de motocicleta estava
terminando.
Com a bagagem recheada de tecnologia e modernidade, não se
tiveram dúvidas. A terra brasilis tinha tudo que os executivos japoneses
procuravam para instalar a marca Yamaha na América do Sul. Apesar da crise do
petróleo, em 1974 a Yamaha trabalhava a todo vapor em seu chão de fábrica na
cidade de Guarulhos, em São Paulo.
Em 2001, são produzidas duas motocicletas nessa categoria:
XT 225 e XT 600 E. No ano seguinte, foi a vez da on/off road, a topa-tudo XTZ
125, modelo de 125cc desenvolvido no Japão em conjunto com o Brasil ser
apresentado ao mercado.
A Yamaha Motor Corporation Ltd., que inicialmente fazia
parte da Nippon Gakki Corporation, foi fundada por Genichi Kawakami em
1955.Genichi Kawakami sucedeu seu pai aos 38 anos, como o quarto presidente da
Nippon Gakki em 1950. Ele possuía uma ambição ardente em seu jovem coração. “É
responsabilidade de um líder corporativo melhorar a performance da companhia e
quando houver possibilidades financeiras, promover pesquisas dos próximos
produtos que levarão ao desenvolvimento de novos negócios”, dizia. A produção
começou em janeiro de 1955 e as vendas no Japão iniciaram em fevereiro. Então,
em 1º de julho a divisão de motocicletas da Nippon Gakki foi expandida para
estabelecer a Motor Co. Ltd.Tudo começou com a motocicleta de 125cc YA-1,
conhecida popularmente como “Akatombo” ou “libélula vermelha”. Foi a primeira
motocicleta da companhia, símbolo da qualidade, do desenvolvimento e da
originalidade que desde então identificam a marca Yamaha. Naqueles primeiros
dias com um mercado em ascensão, a Yamaha Motor teve a idéia de participar de
corridas como a melhor estratégia para mostrar claramente a superioridade do
produto e alargar o reconhecimento da marca Yamaha.Dez dias após a fundação em
1º de julho de 1955, a equipe Yamaha venceu a 3ª Corrida de Subida do Monte
Fuji e varreu os primeiros lugares nas competições que se sucederam até o ano
seguinte no Japão, quando passou a participar e destacar-se também em
competições internacionaisA marcaO nome usado pela Yamaha Motor originou-se no
nome de Torakusu Yamaha, o fundador de sua companhia matriz, Nippon Gakki
(atual Yamaha Corporation). Torakusu Yamaha nasceu em 1851 — o terceiro filho
de um astrônomo que serviu ao clã Kishu Tokugawa —, numa era em que o Japão
presenciava enormes reformas à medida que se transformava de um país feudal
numa sociedade moderna.Aos 35 anos, consertava órgãos avariados numa escola
primária em Hamamatsu quando lhe veio a
idéia de construir ele mesmo os órgãos. Superou grandes dificuldades e
teve sucesso na produção do primeiro órgão feito no Japão em 1887. A Yamaha
Reed Organ Manufacturing Company foi montada em 1888. Ele fundou a companhia
Nippon Gakki e foi o seu primeiro presidente em 1897. O emblema da Yamaha
Motor, um arranjo de três diapasões usados para afinar instrumentos musicais,
foi definido pela Nippon Gakki em 1898 e tem sido usado pela Yamaha Motor desde
a sua fundação.Os três diapasões no emblema original incorporavam a idéia de
“três braços de produção, marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o
mundo”.Fazendo história no BrasilEm 1970, o Brasil comemorava o título de
Campeão da Copa do Mundo de Futebol, pela primeira vez transmitida pela
televisão via satélite, e tinha acabado de ganhar outro prêmio: a primeira
indústria de motocicletas do país, a Yamaha Motor do Brasil (YMDB). Com as portas abertas para o mercado de
motocicletas, o grupo japonês botou a mão na massa e decidiu, em 1971, que
começaria pela importação e venda de motocicletas Yamaha, peças genuínas e
prestação de serviços.Não foi só a cultura oriental que os japoneses trouxeram
para o Brasil. Nessa época chegam as primeiras motos de média cilindrada e as
famosas 650 quatro tempos. Da terra do Sol Nascente veio também a garra de um
povo empreendedor e obstinado, que queria a todo custo fazer a roda continuar a
girar, na potência máxima, também no Brasil.No ano seguinte, foi inaugurada a
primeira indústria brasileira de motocicletas do país, no local
estrategicamente escolhido por estar às margens da Rodovia Presidente Dutra,
visando o acesso às principais capitais brasileiras.Inicia-se a produção da
primeira motocicleta de 50 cilindradas industrializada no Brasil, a RD 50, logo
afetuosamente chamada de "cinquentinha". Depois dela vieram a RD75 e
a RX 80. Em 1981, é constituída a Yamaha Administradora de Consórcio S/C Ltda,
subsidiária da Yamaha Motor do Brasil. Em 1985, a Yamaha consolida ainda mais
suas raízes no Brasil, inaugurando, na Zona Franca de Manaus, a Yamaha Motor da
Amazônia, sua segunda fábrica.On/Off RoadA Yamaha foi pioneira mundial no
segmento On/Off Road, com o lançamento da Yamaha DT-1 em 1968. Em 1978,
novamente o pioneirismo da Yamaha se faz presente com o lançamento do modelo TT
125, instituindo assim, o segmento de motocicletas on/off-road no mercado das
motocicletas nacionais.A Yamaha RD 350, uma esportiva que se consagrou junto
aos motociclistas, foi a primeira produzida em série pela Yamaha Motor da
Amazônia. Em 1988, com o lançamento da XT 600 Z Ténéré, a Yamaha apostava no
forte potencial do mercado on/off-road de média-grande cilindrada.Atenta aos
desejos do consumidor, a Yamaha inicia, em 1992, a importação de modelos como:
FZR 1000, XTZ 750 Super Ténéré, FJ 1200 e outros, além dos modelos de motos
aquáticas Wave Runner 500 e, logo em seguida, o Wave Runner VXR. Todos sucesso
de vendas no mercado internacional.Esse modelo compartilha a mesma base
mecânica da YBR 125, porém seu design e concepção foram voltados para uma
motocicleta de uso misto, que além de mais leve também proporciona excelente
comportamento tanto para uso no asfalto, quanto na terra.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário